Antes de ler o restante da matéria, faça uma reflexão breve e responda para si próprio: dublado ou legendado?



Respondida essa auto questão, ouça a opinião deste que vos escreve: eu prefiro legendado. Salvo raras exceções em que a dublagem possui investimento e profissionais de qualidade, no mais ela é sofrível. Só se justifica para quem tem preguiça de ler legendas; não consegue acompanhar; acha que as legendas tiram a
atenção para cenas rápidas, etc.
Não vou criticar quem gosta de dublado ou legendado, o fato aqui é um só: é ridículo ter que discutir isso hoje em dia. Sabe porque ainda discutimos? Porque sua operadora, que você paga mês a mês mensalidades caríssimas (comparadas a qualidade do serviço), insistem em não oferecer legendas eletrônicas em seus canais. Algumas tem. Umas mais, outras menos, outras para lá de capengas (como a Claro TV). O fato é: os canais estão tendendo para o dublado. FX, Fox, Warner e vários outros (principalmente e na maioria na versão SD), já apresentam grande parte de suas programações na versão dublada. Caso sua operadora não ofereça legendas eletrônicas, pode esquecer... será dublado e pronto.

Enquanto as operadoras não oferecem opção de áudio e legendas, ficaremos nesse debate para lá de anos noventa, que nunca terá errados ou certos, onde a única certeza é que haverá alguém insatisfeito (e o grupo é grande que sai perdendo é grande para ambos os lados).

Se você é assinante da Claro TV, confira nos links abaixo a situação das legendas eletrônicas na operadora:



Para acessar as matérias é só clicar em fechar propaganda, no canto superior direito. Para ver as novidades do segundo semestre na Claro TV, visite:

Postar um comentário

 
Top