Voluntários aguardam agora a seleção de 12 mil deles, em todo o País, por parte da entidade encarregada pela Anatel de medir a velocidade das conexões.
Cerca de 32 mil pessoas inscreveram-se para participar da medição da qualidade da banda larga fixa no País, que será feita por uma entidade aferidora selecionada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Usuários de internet fixa interessados em participar da medição submeteram suas inscrições no sitewww.brasilbandalarga.com.br, desde o dia 29 de agosto. Os inscritos aguardam agora a seleção de 12 mil voluntários em todo o País. 

Os escolhidos por meio de sorteio vão receber uma espécie de modem, chamado de whitebox, que enviará os dados da conexão para a Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ).

A partir de outubro, as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da velocidade anunciada e a medição vai verificar se as teles estão em linha. Atualmente, a velocidade média entregue aos usuários fica em torno de 10% da contratada.

Todos os meses, a Anatel vai divulgar os dados coletados. Caso as exigências da Anatel não forem cumpridas, a entidade vai estabelecer prazo para a resolução de problemas, poderá aplicar multas ou ainda determinar a proibição das vendas.
(*) Com informações da Agência Brasil

Postar um comentário

 
Top