Duas empresas de análise de uso dos navegadores na internet se contradizem quando o assunto é o papel do Chrome no mercado
A medida que o Google elogiou seu navegador Chrome em seu 4º aniversário, na terça-feira (4/9), algumas empresas de medição Web continuaram a discutir se o navegador ainda está ganhando terreno ou estagnou.
De acordo com a empresa californiana Net Applications, a participação do Chrome cresceu de um quarto de ponto percentual, chegando a 19,1% em agosto.
Enquanto isso, o rival StatCounter atrelada ao Chrome uma queda em agosto, dizendo que o navegador perdeu dois décimos de um ponto porcentual, chegando a 33,6%. O mais impressionante sobre os valores é que eles eram contrários em cada empresa a longo das análises.
A Net Applications, por exemplo, tem monitorado declínios do Chrome em cinco dos últimos oito meses após monitorar uma corrida quase perfeita de aumentos desde a estreia do navegador, em setembro de 2008.
Por outro lado, a StatCounter tem mostrado aumentos regulares no número de aplicativo do Google: agosto foi a primeira vez em quase quatro anos que a empresa de medição irlandesa colocou um número negativo na coluna de análise do Chrome.
A disputa das duas empresas de análise sobre a ascensão do Chrome - ou a queda - é a última linha de um coro de disputas sobre a qual fornece as estimativas mais precisas de uso, um argumento que cresceu aquecido em junho, depois que a StatCounter afirmou que o Chrome tinha passado o Internet Explorer, assumindo a posição de navegador mais usado do mundo na pesquisa.
A única coisa que ambas as empresas concordam é que o Chrome conquistou seu espaço entre os usuários em seus primeiros três anos. De acordo com a Net Applications, o Chrome aumentou sua parcela de apenas 1% no mercado, depois de seu primeiro mês disponível, para 3,2% no aniversário de 2009 e foi para 8,2% em 2010 e 16,2% em 2011.
Já a StatCounter apontou um aumento similar de 1 por cento em 2008, 3,7% em 2009, 11,5% em 2012 e 23,6% em 2011. Durante o ano passado, no entanto, as coisas ficaram mais incertas. A StatCounter continuou a acompanhar um aumento constante do Chrome, mas a Net Applications observou primeiro um abrandamento e, em seguida, uma queda regular do uso do navegador.
Pelos números da Net Applications, o Chrome permanece em terceiro lugar, atrás do IE e do Firefox. Já a StatCounter afirma que o Chrome é o Nº 1, seguido pelo IE e Firefox.
Para celebrar os 4 anos de Google Chrome, a gigante lançou a Chrome Time Machine (Chrome Máquina do Tempo, em tradução livre). Como o próprio nome sugere, a página - que (por motivos óbvios) foi projetada para rodar em melhor qualidade no Chrome - mostra toda a trajetória do navegador, passando pelas principais mudanças realizadas no browser e curiosidades.

Postar um comentário

 
Top