O que já era esperado poderá realmente acontecer: emissoras de TV aberta querem adiar por mais dez anos o fim do atual sinal analógico no país.



E não pensem que são pequenas emissoras: SBT, Record e Rede TV, estariam se reunindo para pedir o adiamento do fim do atual sinal padrão por mais dez anos, o que seria em 2026. O plano inicial do governo
era de limitar até 2014 a existência de sinal analógico no país, data para coincidir com a Copa do Mundo e implantação do sinal 4G no país.
Por pressão das emissoras, a data foi estendida até 2016, ano das Olimpíadas, já a contra gosto do senado. Agora pretendem dilatar o prazo por mais dez anos. Se engana você ao pensar que as emissoras citadas já estão com o sinal digital há anos. Isso ocorre apenas nas grandes capitais. Suas filiadas, muitas vezes pequenas e com poucos recursos, ainda nem sonham em mudar a transmissão e atualizar seus equipamentos.
Quem perde é a população que mora em locais mais isoladas, que melhorou de vida e pode comprar televisores HD para suas casas. O sinal HD seria um alento, oferecendo um conteúdo de melhor qualidade para essa população.
As emissoras informam porém, que além dos equipamentos ainda custarem caros (não apenas os televisores e conversores, mas antenas, cameras e outros equipamentos operacionais), apenas 10% das TVs possuem conversor digital embutido ou acoplado. Segundo eles esse número seria apenas de 40% em 2016.
Vale lembrar que muitas pessoas que possuem uma TV com conversor, ou até mesmo duas ou três, ainda mantém um ou mais aparelhos sem receptor em casa, o que deixa esses números bastante fora da verdadeira realidade do país.

Postar um comentário

 
Top