O ETC TV é um canal chileno que existe desde 1996 na televisão por assinatura latina.



O canal é uma grata surpresa e rara exceção na TV paga mundial atualmente, pois desde 1996 sobrevidvetransmitindo apenas animes enquanto muitos outros gigantes já caíram desde aquela época. O canal é
exclusivo da TV Paga e é transmitido por várias operadoras, dentre as principais: Claro TV (apenas países latinos), VTR, WiTV e Telefonica del sur. O canal chegou a ser propriedade da Claro TV, mas no ano passado foi vendido ao Holding Bethia.


O canal viveu em seu início a mesma febre de animes brasileira, transmitindo Sailor Moon, Cavaleiros do Zodiaco, Pokemon, Dragon Ball, Slayers, Ranma 1/2, Digimom, e todos os animes que faziam sucesso aqui no resto do mundo até por volta de 2002. A diferença é que o canal continuo firme e forte, estreando ano após anos as últimas novidades do Japão, como Onepiece (que não se firmou na TV brasileira mas possui milhões de fãs), Naruto (que teve mais suporte aqui), Hunter x Hunter e as demais temporadas de Digimon e  Yu-gi-oh. Felizes os latinos que gostam do segmento que foi totalmente abandonado no Brasil após as queda do Animax, último representante do gênero.

O detalhe é que o canal era muito visto por brasileiros, ganhando muita fama desde 2006, com o advento de receptores pirataras, como os famosos Azbox. Como o canal está presente no satélite Amazonas (mesmo da Oi TV, VIVO TV, Claro TV latina, e mais umas 10 operadoras diferentes) era captado e decodificado por esses receptores. Desde o mês passado a alegria dos pirateiros acabou, pois todos os excelentes canais latinos foram codificados em Nagra 3 (última versão da Nagra, mesma usada pela Claro TV e VIVO TV no país).

Infelizmente poucas vezes se cogitou o ETC TV no Brasil. O principal motivo seria a baixa procura por animes e mangás (não é o que sites de download e os funsubs demonstram).

Quer relembrar outros posts sobre nossos falecidos canais de anime? Não perca tempo e visite:

Postar um comentário

 
Top